Sentindo-se Desanimado? Aprenda a Superar Esse Estado e Criar o Futuro Que Você Deseja com 10 Dicas Práticas.

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”

Imagino que você já tenha passado por momentos de desânimo em algum dia na vida, com perda de vontade de continuar, sono excessivo, alterações no apetite, perda de foco… Às vezes nos sentimos assim porque não estamos satisfeitos com nosso trabalho (ou porque está difícil conseguir um), porque algo que desejávamos muito deu errado, ou porque não estamos encontrando uma solução para um problema.

A verdade é que continuar nesse estado letárgico não vai ajudar em nada. Pelo contrário, um estado pré-depressivo só tende a piorar com o tempo, gerando sentimentos que retroalimentam esse ciclo. Lembre-se daquela fórmula: PENSAMENTOS geram SENTIMENTOS, que geram AÇÕES, que geram RESULTADOS – que, por sua vez, reforçam os PENSAMENTOS iniciais. É uma queda livre. O importante é buscar sair o quanto antes desse vício emocional para superar o desânimo.

Levantar novamente é uma decisão totalmente sua, no seu tempo. Para isso, é importante ter alguns “truques na manga”. Permita-se testar estas 10 ideias que estou sugerindo. Elas têm funcionado comigo – sim, também tenho meus momentos de desmotivação. A diferença é o que eu faço com eles.

A Atitude é Chave: Sua Perspectiva Sobre o Problema

O Capitão Jack Sparrow (personagem icônico) uma vez disse algo como: “O problema não é o problema em si, mas a tua atitude em relação a ele.”

10 Dicas Práticas para Superar o Desânimo e Recuperar a Motivação

  1. RESPIRE PROFUNDAMENTE 10x: A respiração profunda (ou diafragmática) gera uma carga gigante de oxigênio no cérebro, ajudando a quebrar qualquer estado mental indesejado. Sente-se confortavelmente, inspire profundamente pelas narinas contando até quatro, segure o ar por alguns segundos (se confortável) e expire lentamente pela boca, até sentir que saiu quase todo o ar dos pulmões. Repita 10 vezes.
  2. CAMINHE E CONECTE-SE: Caminhar, além de abastecer o corpo de oxigênio e estimular a liberação de endorfina, realinha a postura e pode liberar fluxos energéticos. Também ajuda na liberação de dopamina e serotonina, neurotransmissores que geram estado de felicidade e bem-estar. Você pode treinar o foco no presente, observando as coisas ao seu redor, sentindo a temperatura, os sons, o vento… Caminhar de pés descalços na grama ou areia (earthing/grounding) pode ter um efeito empoderador, pois “aterra” seu corpo, ajudando a liberar tensões.
  3. CONECTE-SE COM A NATUREZA: Mesmo nas grandes cidades, é possível dar uma escapada na hora do almoço até uma região arborizada, um jardim bem cuidado ou um parque no final do dia. Reconectar o corpo com a natureza tem um efeito calmante e restaurador.
  4. APRECIE A ABUNDÂNCIA AO REDOR: Quando estamos para baixo, costumamos focar no que está faltando, no que está errado ou no feio. Combata essa tendência observando as coisas bonitas, abundantes e fartas que existem ao seu redor. Pode ser uma árvore carregada de frutos, uma planta toda florida, uma obra de arte, uma casa bem organizada, a alegria de um animal de estimação, o sorriso de uma criança.
  5. PARE DE “MIMIMI” (RECLAMAÇÕES): Evite a tendência de reclamar constantemente e falar mal dos outros ou do que não dá certo. Algumas pessoas têm dificuldade em perder esse hábito negativo. Se necessário, afaste-se ou reduza o tempo de exposição a essas pessoas para não se contaminar com a negatividade delas.
  6. SEJA GRATO (GRATIDÃO): Faça uma lista de 50 coisas pelas quais você é grato agora. Comece pelo ar que respira, a água que bebe, o sol, seus pés, mãos, pais, familiares, emprego (mesmo que não seja o ideal), seu lar, aprendizados, livros, mentores… O ato de agradecer o que você já tem faz você valorizar as coisas que, muitas vezes, nem percebe no dia a dia. Isso muda a visão do negativo (o que deu errado) para o positivo (o que dá certo), naturalmente abrindo os fluxos de prosperidade em sua vida.
  7. DIGA “SIM” PARA O QUE VOCÊ NÃO QUER FAZER (ENFRENTE DESAFIOS): Aquilo que te incomoda e você evita é justamente o que você DEVE fazer para crescer. Eu sei, isso pode parecer bizarro, mas o que você evita fazer é o que te amarra, o que te impede de ser MAIS. Dizer “SIM” para enfrentar esses desafios é dizer “SIM” para a liberdade, para a sua capacidade de PODER, e pode ser o que vai te levar a crescer mais 1% hoje.
  8. MÚSICAS QUE ELEVAM: Crie uma playlist que você possa chamar de “DOPAMINA” ou “MOTIVAÇÃO”. Selecione músicas com letras que te motivam e fazem seu dia começar (ou recomeçar) em alto nível. Não espere ficar “down” para ouvi-las; ouça-as TODOS OS DIAS. Pode fazer parte do seu ritual matinal, no café, no carro (em volume adequado). Isso pode fazer uma diferença de pelo menos 25% no seu humor e energia.
  9. BEBA ÁGUA SOLARIZADA (OPCIONAL E COMPLEMENTAR): Este método simples de energização solar, ligado à cromoterapia, é uma prática complementar que algumas pessoas relatam ajudar a amenizar o desânimo, além de afastar ideias fixas e promover mais coragemcalma e equilíbrio. A luz do sol tem um efeito purificador e revitalizante. A ideia é que, ao beber água exposta aos raios solares em recipientes coloridos, esses benefícios fluam para o corpo. O processo: Coloque água filtrada em uma garrafa DE VIDRO colorida (ou uma garrafa DE VIDRO transparente envolta em papel celofane colorido) e deixe-a exposta ao sol por pelo menos uma hora em sol forte (idealmente próximo ao meio-dia). Cores e seus supostos efeitos (segundo a cromoterapia): * Vermelho: Estimulante, afasta a depressão e tira o desânimo. Cor das conquistas, paixões, sexualidade. * Amarelo:Dinâmica, age sobre processos mentais. Afasta ideias fixas, aumenta a capacidade de raciocínio. Cor da inteligência, estudo, criatividade. * Laranja: Restauradora, recuperação. Oferece capacidade de refazer o que não está certo. Cor da coragem, de enfrentar desafios, autoconfiança, autoestima. * Verde: Calmante. Melhora estados físicos negativos, energiza corpo e alma. * Azul: Equilíbrio, harmonia, serenidade. Tranquiliza corpo e mente. Ajuda em casos de insônia e estresse.
  10. SURPREENDA ALGUÉM (SEJA GENTIL): Comece o dia se perguntando como você pode surpreender alguém positivamente. Pode ser com um convite para almoçar, uma gentileza inesperada, um e-mail ou ligação afetuosa para aquela pessoa que você não vê há tempos. Ser útil ao outro e praticar a generosidade muda aquela crença limitante de que “Eu não tenho o suficiente” para “Eu tenho mais do que suficiente, inclusive para dar aos outros”.

Conclusão: Crie Seu Futuro, Um Passo de Cada Vez

Lembre-se: a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo ativamente. Use essas dicas para superar o desânimo e dar o primeiro passo hoje mesmo.

#saiDaMedia

Rolar para cima