Segundo Jordan, existem 4 coisas que você precisa fazer para ser bem sucedido em qualquer coisa.
1. VISÃO: A capacidade de criar uma visão clara e convincente para o futuro
De acordo com Belfort, você não deve simplesmente definir metas. Você precisa de algo maior do que metas. Você precisa de uma visão.
Um objetivo é algo que você consegue atingir. Uma visão é algo que você vê. É um mundo inteiramente novo, talvez até disruptivo em relação a hoje.
Para criar uma visão, você deve se perguntar “como o seu mundo vai ser”. Pergunte a si mesmo como será o seu mundo. Como será o mundo para você, sua família e seus amigos. Por exemplo, se você ganhar um milhão de dólares (um objetivo), como o cuidado médico da tua mãe ou do teu pai pai vai melhorar (a visão)?
Jordan usou Nelson Mandella e Ghadi como grandes exemplos de visionários. Mandella e Gandhi não se limitaram a estabelecer metas. Eles viram mundos inteiramente novos, e trabalharam para criar esses mundos.
2. A capacidade de gerenciar seu ESTADO EMOCIONAL determina como você se sente em cada momento
Seu estado emocional é como você se sente. É o que alguns chamam de humor.
Estar no estado certo, permite que você acesse os recursos que você já tem. Se você está com raiva e negativo e sem recursos, você não irá fazer nada direito. “Quanto maior o seu estado, maiores seus recursos. Quanto menor o seu estado, mais escassos serão os seus recursos. O Paulo Vieira e o Tony Robbins também falam muito sobre isso.
Belfort pede para pensar em um dia ruim, onde você disse a si mesmo: “Eu não posso acreditar que eu disse isso, eu não posso acreditar que eu fiz isso”. Em outros dias você diz para si mesmo: “Isso foi incrível! Eu tenho feito tanto!”.
Um dia você foi prefeito, no outro, deu tudo errado. Isso é por causa do seu estado emocional. Sua inteligência emocional é algo que você pode aprender a controlar. Você pode colocar-se em um estado de recursos abundantes, ou escassos. Ser capaz de controlar o estado emocional é o que separa as pessoas bem sucedidas de pessoas normais.
Gerencie a maneira que você se sente no momento. Encontre o estado mais adequado. Por exemplo, para os pais, o estado mais adequado é o estado de paciência, para os comerciantes é a confiança, para os lutadores, adrenalina. Para qualquer um, o medo é um assassino: de sonhos, de idéias e de vidas. Dá uma lida nesse texto sobre o poder da testosterona e como ativar um estado de recursos de abundância, utilizando a neurociência ao seu favor e entenda que basta mudar a sua careta (aham, careta), para ativar um estado de alegria.
3 estados que você precisa para dominar
- Certeza – ter certeza sobre o que você está fazendo.
- Clareza – para ser claro e não sobrecarregado.
- Coragem – ter uma convicção e não deixar o medo te parar.
As pessoas ricas agem mesmo com medo. As pessoas pobres, fogem com medo.
3. Gerencie suas CRENÇAS e elimine as suas crenças limitantes
Suas crenças agem como um idoso de 120 anos em um carro. Uma crença limitante é como colocar um idoso de 120 anos dirigindo uma Ferrari. O que acontece? Isso te retarda. Ele impede que você dispare para frente quando você precisa correr, e isso faz com que você se mova para trás quando você deve estar se movendo para frente.
Pais e professores criam crenças limitantes. A maioria deles faz inocentemente, achando que é para o nosso bem. Infelizmente, eles nos deram crenças limitantes simplesmente porque na ingenuidade deles, estavam com medo. Eles não queriam que acreditássemos demais em nós mesmos. E se falhássemos?
Belfort trabalhou constantemente removendo as crenças limitantes da cabeça dos seus funcionários, realizando duas reuniões por dia. Ele dizia às pessoas que trabalhavam com ele: “No momento em que você atravessou esta porta, a ponte para o passado caiu. Você começa a agir como um CEO quando se senta atrás desta mesa.”
Você não é o seu passado. Nem os seus antepassados. Nem precisa carregar o fardo deles. Nem precisa fazer tudo igual eles fizeram.
A maioria das nossas crenças limitantes vêm de experiências passadas. Outras, das pessoas que nos impediram de fazer algo que elas achavam que poderia ser perigoso. Mas você e elas, esqueceu que o mundo atualmente voa. O que era verdade há 5 anos atrás, já não é mais hoje.
Você não é o seu passado. E pode errar. Deve inovar. Precisa tentar fazer do seu modo. E talvez falhar. Por que não? Bill Gates falhou. Todos os grandes falharam. Mas não te contaram isso né? Está lá na biografia deles… é só ler.
Befort tem uma visão triunfante sobre experiências traumáticas de vidas passadas. Você não é seu passado, você é os recursos e as capacidades que você criou. Essa é a base para toda mudança. Se você sobreviveu ao pior do pior e ainda está respirando, você pode aprender com isso, e continuar aprendendo.
Quanto mais piores forem os momentos da sua vida que você sobreviveu, mais provável que você se torne grande, enorme, gigante! Você deve mudar a maneira como você olha para o seu passado. Inverta o ângulo.
Você encontrará tanto poder, paixão e fortaleza interior no seu passado se você olhar para todas as coisas horríveis que aconteceram com você como um treinamento para o que de bom você se tornou hoje. Veja o passado como um prelúdio para a sua visão para o futuro.
4. Adote a ESTRATÉGIA certa para elevar os seus padrões
Você deve ter a estratégia certa para se tornar um grande sucesso, elevando os seus padrões. Você não se contentará com menos do que seus padrões mais altos estiverem configurados.
Elevar seus padrões é decidir nunca se contentar com a média, a mediocridade, a escassez. Elevar os padrões é melhorar 1% todos os dias, lendo, aprendendo e praticando o que aprendeu, porque ficar só na teoria, nem para professor serve. O Paulo Vieira fala que para você ser um especialista consagrado no que faz, precisa praticar 10 mil horas, sendo 1.000 horas de leitura e 9.000 horas de prática, praticando o que aprendeu na leitura de bons livros.