Quer Finalmente Alcançar Seus Sonhos? Aprenda Como Criar Hábitos de Sucesso e Sair da Mediocridade.

“Está mais do que na hora de você se tornar tudo aquilo que disse que seria.”

A Promessa de Ser Quem Você Quer Ser: A Importância da Persistência Inicial

O momento em que você pensa em desistir é, frequentemente, exatamente o momento em que deve continuar. Quando você começa a ver os resultados de um novo esforço, por menores que sejam, as coisas começam a se tornar viciantes (no bom sentido), e então o hábito começa a se formar.

Lembre-se: grandes avalanches são construídas com repetições de pequenas mudanças. E é isso que proponho para você: uma mudança de cada vez, repetida consistentemente, até que se torne parte dos seus hábitos diários de sucesso.

O “Segredo” do Sucesso: Um Conjunto de Hábitos, Não um Botão Mágico

Por muito tempo, procurei “o segredo do sucesso” das pessoas mais bem-sucedidas. Depois de vários anos de estudo e observação, digo que não existe um segredo único, mas sim um conjunto de coisas. Não basta ligar um botão e esperar que “agora tudo vai dar certo”. Não adianta apenas ter “pensamento positivo” e viver imerso em um mar de negatividade (incluindo aqui o consumo excessivo de notícias ruins, fofocas, ou entretenimento de baixa qualidade que drena sua energia). Enfim, não existe a “fórmula mágica do sucesso“, mas existem os ingredientes certos. Quanto mais desses ingredientes você praticar e incorporar em seus hábitos diários, uma coisa eu posso garantir, mesmo à distância: poderosas mudanças irão acontecer em sua vida.

A Arte de Criar Hábitos: Comece Pequeno, Um de Cada Vez

A maior dificuldade que existe na criação de um novo hábito é, muitas vezes, a preguiça, ou pensamentos como “essa besteira não está funcionando, vou parar de fazer”, “amanhã eu faço” ou “amanhã eu começo”. Como toda corrida, começamos na velocidade ZERO, com o objetivo de chegar a uma velocidade IDEAL. Dificilmente um piloto destreinado atingirá a velocidade IDEAL de modo instantâneo. Por isso, antes de tentar criar um hábito complexo, pode ser mais fácil criar o hábito de criar novos hábitos. Como assim?

Você começa com UMA coisa simples. Por exemplo:

  • Não ler mensagens do celular até as 10h da manhã.
  • Não ler os e-mails antes das 9h.
  • Não levar o celular para o banheiro.
  • Fixar um horário para acordar, sem usar a função SONECA (uma boa técnica para isso é, além de fixar o horário, deixar o celular longe da cama, obrigando você a levantar).

Concentre-se em criar um hábito apenas. Depois que ele estiver consolidado, junte mais um, e depois mais um. Em poucos meses, você pode se tornar uma máquina de criar novos hábitos de sucesso.

O mesmo princípio se aplica ao trabalho: em vez de pegar vários projetos para fazer ao mesmo tempo, foque em apenas um. Aperfeiçoe-o, delegue partes se possível, ou monte um sistema para gerenciá-lo eficientemente. Só então, parta para o próximo. Funciona se fizer diferente? Sim, pode funcionar, mas a produtividade e a qualidade tendem a ser menores. Falo por experiência própria: tudo o que tentei fazer simultaneamente no mesmo estágio de desenvolvimento foi mais penoso. As coisas, hábitos e tarefas que fiz uma por vez, focando e aperfeiçoando, me deixaram livre e com mais energia para novas empreitadas.

Neurociência por Trás dos Hábitos: Por Que Mudar é um Desafio (e Como Vencê-lo)

Deixe-me contar um pouco sobre o que é o hábito do ponto de vista da neurociência. Essa informação você pode pesquisar em qualquer site de divulgação científica ou médica: nosso cérebro consome de 25% a 30% da energia total do nosso corpo. É energia pra caramba! É comparável ao processador (como um chip Intel) de um computador – ele também consome a maior parte da energia. E para economizar energia, o computador tem o chamado “cache”, que armazena as instruções e comandos mais utilizados, já com resultados “prontos”, evitando um novo gasto de energia para processá-los.

Assim como no computador, nosso cérebro tem seu “cache”: são os hábitosHábitos são como “atalhos” que nossos neurônios criam para economizar energia. Escrever, dirigir, andar de bicicleta, escovar os dentes – são todos caminhos neurais formados e reforçados cada vez que os praticamos, e são executados no “modo automático”. Tudo o que praticamos no modo automático são hábitos, “cache” cerebral, ou, biologicamente falando, caminhos neurais consolidados.

Por que mudar um hábito é difícil? Bom, alguns pesquisadores da neurologia e da psicologia dizem que nós não mudamos hábitos antigos; nós criamos novos que, com o tempo e a repetição, podem se sobrepor aos antigos. Agora, pense o seguinte: se você é um cérebro e sabe que para fazer determinada coisa já existe um “atalho” pronto (o hábito consolidado), você vai naturalmente seguir esse atalho ou vai optar por um caminho talvez mais longo e que exige mais energia, que seria a formação do novo hábito? O natural é seguir o atalho pronto. Justamente por isso é que um novo hábito leva de 21 a 90 dias (diversas pesquisas divergem nesse número exato) de prática consecutiva para ser criado, reforçado e, então, utilizado como o novo atalho preferido pelo cérebro.

Os Ingredientes para a Mudança Duradoura: Pequenos Passos, Persistência e Paciência

Então, se você quer mudar alguma coisa e criar hábitos de sucesso, precisa de quatro coisas fundamentais:

  1. PEQUENOS PASSOS (comece simples).
  2. PERSISTÊNCIA (continue, mesmo quando for difícil).
  3. PACIÊNCIA (entenda que leva tempo).
  4. REPETIÇÃO CONSISTENTE (por pelo menos 21 a 90 dias).

Redefinindo o Sucesso: Além do Material, Rumo à Realização Plena

E o que é o sucesso? É rir muito, com regularidade; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o carinho das crianças; ganhar o apreço de críticos sinceros e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza; buscar enxergar e falar sobre o melhor dos outros; deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrou; saber que pelo menos uma vida respirou mais fácil porque você existiu. Isso é ter sucesso. E muito mais!

Um Desafio Prático: Cultive o Positivo e Transforme Sua Percepção

Parece pouco, mas experimente ficar 1 DIA sem FALAR mal de alguém ou de alguma coisa – nem apontar defeitos, nem nada. Tente falar apenas coisas que agreguem valor e sirvam para o crescimento e melhoria do que já é bom. Veja o que existe de BONITO ao seu redor; ignore as coisas “FEIAS”. Faça por um dia… depois por uma semana, e depois por um mês. Estranhamente (ou não), depois desses 30 dias, se alguém te disser que você está “estranho”, pode ser que tenha funcionado. Você mudou – para melhor, para mais perto das coisas boas da vida.

Conclusão: Suas Ações Hoje Moldam Seu Amanhã

O que você está fazendo hoje está te levando para onde quer estar amanhã? A resposta está na consistência dos seus hábitos.

#saiDaMedia

Sair da versão mobile