Exigir é fácil, apontar é fácil, delegar é fácil, julgar é fácil, reclamar é fácil. Dar o exemplo é a melhor opção

Rate this post
“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outro. É a única” ~Albert Schweitzer

Somos copiadores por natureza. Nascemos copiando os que nos cercam: pais, irmãos, colegas de pré-escola, pessoas com quem convivemos. No início, só sabemos isso: copiar.

Depois de um certo tempo, achamos que paramos de copiar, mas continuamos copiando os que estão a o nosso redor, nem que seja para manter o sentimento de pertencimento à um grupo: não havendo conflitos de valores, copiamos o que o grupo a quem queremos pertencer, pratica.

O Jim Rohn, mentor do Tony Robbins, uma vez falou que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. A explicação para isso é que invariavelmente, acabamos copiando jeito de falar, de andar, se vestir, das pessoas com quem mais convicemos, às vezes até os cacoetes.

E a PNL (Programação Neurolinguística) de modelagem quando queremos ser parecidos (ou iguais) à outra pessoa, modelando (copiando) seu jeito de falar, andar, se vestir, até que ops, conseguimos.

Lavosier disse há mais de 200 anos que na natureza, nada se cria, tudo se transforma. Somos a maior evidência disso: vivemos nos transformando baseado nas pessoas que nos influenciam, influenciando outras pessoas do nosso círculo, transformando comportamentos, como uma passagem de bastão do exemplo.

O ser humano além de copiador, é um ser congruente, buscando sempre a homeostase. Homeostase é a capacidade de um corpo de se voltar à um estado anterior, após uma mudança de estado. Em outras palavras, é o que faz você engordar sem muito esforço depois de emagrecer, ou o contrário (emagrecer depois de engordar um ou dois quilos). A congruência é o nosso olho fiscal…

A palavra congruência significa relação lógica e coerente estabelecida entre duas ou mais coisas. Para não em extender muto, dar o exemplo é ser congruente: faça o que eu faço. E ser congruente, dando exemplo, com um propósito, é a chave mestra para qualquer comunicação com alto nível de engajamento das partes envolvidas.

Se quer que algo seja bem feito, não faça você mesmo: comunique o propósito, dê o exemplo, monitore e aplauda. Sem exigir, sem apontar, sem julgar, sem reclamar.

Como Gandhi disse uma vez, seja você a mudança que quer ver no mundo.

#saiDaMedia

Exigir é fácil, apontar é fácil, delegar é fácil, julgar é fácil, reclamar é fácil. Dar o exemplo é a melhor opção 2017-02-28T21:31:43-03:00 2017-03-02T22:13:58-03:00 Juliano Primavesi

Comentarios

This website uses cookies.