“Se hoje você pode fazer com pouco, amanhã poderá com muito!”
Decida Ser o Piloto da Sua Vida: O Ponto de Partida para Seus Sonhos
Decida ser o piloto da sua vida. Não deixe que os outros decidam por você o que é bom ou ruim para a sua jornada. E um conselho valioso: não compartilhe seus sonhos mais íntimos com pessoas que demonstram uma mentalidade limitada ou pessimista. Compartilhe-os, sim, com pessoas MAIORES que você em termos de visão e realização, aquelas que podem te inspirar e ajudar a chegar lá.
Que a “viagem dos seus sonhos” possa ser, acima de tudo, a jornada para uma vida com mais felicidade, mais presença, mais saúde, mais responsabilidade, mais propósito, mais doação, mais amor e fraternidade, mais estudos e, também, mais dinheiro e prosperidade com abundância.
Deixando o Lastro para Trás: 7 Atitudes para Abandonar no Passado
Para iniciar essa viagem transformadora, é preciso deixar para trás alguns pesos desnecessários:
- A resistência às mudanças.
- A necessidade constante da aprovação dos outros.
- A necessidade de comparar a sua vida com a dos outros.
- As queixas e lamentações constantes.
- O medo do fracasso.
- A necessidade de ficar espionando a vida de ex-parceiros(as) ou outros.
- A necessidade de demonstrar para os outros que você está sempre certo.
Construindo a Prosperidade: Hábitos de Consumo Inteligente (e Gastos a Evitar)
Além de mudar atitudes mentais, é crucial revisar nossos hábitos financeiros. Deixe para o passado alguns gastos que só te empobrecem e minam seu potencial de investimento:
- Ter uma TV em cada quarto da casa (aumenta o consumo de energia e pode diminuir a interação familiar).
- As luzes da casa que ficam acesas sem necessidade.
- As visitas frequentes ao shopping em todo final de semana apenas para comprar coisas desnecessárias.
- Andar de táxi ou usar apps de transporte individual excessivamente quando você pode usar transporte público, bicicleta, caminhar ou compartilhar seu transporte.
- O mau hábito do cigarro (prejudicial à saúde e às finanças).
- Comprar coisas que você não precisa apenas para “ajudar” vendedores ou por impulso.
- Comprar coisas em leilão que você não precisa (em vez de “ganhar” 50%, você pode estar gastando 50% em algo que desvalorizará).
- O consumo excessivo de álcool, prejudicial não apenas para a saúde, mas também para as finanças pessoais.
- Acumular multas de trânsito por desrespeito às leis.
- O consumo frequente de refrigerantes ou sucos de frutas industrializados, que adicionam muito açúcar ao corpo, acidificando o sangue e tornando-o mais suscetível a doenças.
- Comprar um carro zero financiado, que além de perder cerca de 25% do valor no primeiro mês, pode perder 50% em 3 anos, somado aos juros do financiamento.
- O descontrole das contas sem um orçamento pessoal mensal. Quase ninguém faz, e no final do mês, muitos não sabem para onde foi o dinheiro. Um controle de despesas detalhado serve para ter clareza de quanto ganhamos, quanto deixamos de poupar para uma renda passiva e quanto gastamos com supérfluos.
- Comprar a crédito, mesmo que “sem juros”. O problema não são apenas os juros (que muitas vezes estão embutidos), mas as coisas que você continua pagando mesmo depois de parar de usá-las, além das compras por impulso porque “são apenas R$10 por mês”. Experimente poupar para comprar à vista; você dará mais valor ao dinheiro.
- ? Comprar dispositivos eletrônicos que você não vai usar, ou nem precisa, apenas para mostrar para os amigos que está por dentro das novidades. Lembre-se: você não precisa se importar tanto com o que os outros vão pensar.
- ? Saídas frequentes a restaurantes ou bares caros e sofisticados, especialmente se estiverem fora do seu orçamento pessoal.
- ? Comprar um telefone novo, mais caro e parcelado, quando o seu atual está funcionando e adequado à sua necessidade. Quando você terminar de pagar por ele, não valerá 20% do que pagou, e no mercado já existirão outros melhores.
- ? Comprar livros que não vai ler, apenas para manter uma biblioteca de “livros não lidos” impecável, o que pode gerar um sentimento de culpa por não conseguir ler o que compra.
A riqueza financeira só se obtém quando você gasta menos do que ganha e consegue investir pelo menos 10% do seu rendimento mensal, para que possa construir sua própria independência financeira em alguns anos.
Reflexão e Ação: Planejando Seus Próximos Passos Rumo aos Seus Sonhos
Se você não está satisfeito com sua renda ou situação atual, antes de qualquer coisa, faça uma reflexão profunda:
- O que você verdadeiramente gostaria de estar fazendo hoje? Qual seu propósito?
- O que você pode fazer, começando amanhã, para chegar mais perto desse objetivo?
- O que você VAI fazer, apesar de qualquer obstáculo, para chegar lá?
- Você está realmente disposto a fazer e aprender tudo que for possível (e ético e legal) para atingir este objetivo?
- Anote agora o primeiro passo concreto que você vai tomar nesta semana para chegar um degrau mais próximo do que gostaria de estar fazendo ou trabalhando hoje e não está.
Se você já faz o que gostaria, que outro sonho você tem que ainda não alcançou? O que pode fazer nesta semana para se aproximar dele? Sinceramente, o que te impede de fazer algo nesta semana? Sem desculpas, o quanto isso é realmente importante para você?
A Verdadeira Riqueza: Liberdade de Escolhas e Aprendizado Contínuo
Ser rico é ter liberdade de escolhas. Liberdade para escolher o lugar para onde vai viajar, o carro que vai usar, qual instituição de caridade vai apoiar com parte do seu excedente de rendimentos, quantas horas vai doar do seu tempo para uma ONG, quanto tempo vai dedicar aos estudos. É saber que você é a média das 5 pessoas com quem mais convive (uma ideia popularizada por Jim Rohn – link em inglês), portanto, busque conviver com pessoas de mais sucesso e com mentalidade positiva, para que possa aprender com elas.
O sucesso deixa pistas. Felizmente, a biografia dos grandes realizadores do mundo (filósofos, cientistas, filantropos, empresários) já foram escritas. Só precisa ler e encontrar as pistas que servirem para você e para o seu planejamento de vida para o sucesso. Lembre-se, somos todos IGUAIS em nossa capacidade fundamental de aprendizado; o que nos diferencia é o esforço e as horas dedicadas ao nosso desenvolvimento.
#saiDaMedia #CoragemSemLimites #AjaApesarDoMedo