Quer Liderar Pelo Exemplo e Ter Mais Produtividade? 9 Práticas Essenciais para um Fim de Semana que Transforma Sua Semana.

Lidere pelo exemplo! Esta é uma máxima poderosa para a vida.

O Poder do Exemplo: Você se Torna o Que Pensa e Copia

Você se torna aquilo que pensa na maior parte do tempo. Além disso, temos uma capacidade inigualavelmente superior de copiar, espelhar e repetir comportamentos de pessoas próximas a nós. Já se perguntou por que tanta gente repete aquela famosa frase de Jim Rohn“Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”? A resposta é simples: porque somos fundamentalmente “copiadores”. Nascemos copiadores, aprendendo ao imitar os comportamentos, falas e atitudes dos nossos pais ou de quem cuidou de nós na infância.

Em um certo momento da vida, trocamos de lado: passamos a ser o exemplo que os outros buscam para copiar, sejam nossos filhos, pessoas do convívio próximo, ou colegas de trabalho que buscam inspiração ou simplesmente aprender como fazer as coisas. A verdadeira liderança pelo exemplo começa aqui.

Liderança Pelo Exemplo: Integridade, Clareza e Produtividade Eficaz

Liderar pelo exemplo é buscar fazer aquilo que é certo, mesmo quando se pensa que ninguém está olhando – isso também é chamado de integridade. Liderar pelo exemplo é passar as informações com clareza, riqueza de detalhes e se certificar de que a comunicação foi corretamente entendida.

Liderar pelo exemplo é também fazer mais em menos tempo, ou seja, ser produtivo. Um estudo da Universidade Stanford mostrou que a produtividade por hora diminui drasticamente quando a semana de trabalho excede 50 horas. Uma das maneiras de manter esse nível de trabalho equilibrado é balancear os dias de trabalho com períodos de repouso e recarga, mais ou menos como a técnica de hiperfoco (ou períodos de atenção concentrada) que comentei em posts anteriores.

9 Práticas para um Fim de Semana Revigorante e uma Semana Altamente Produtiva

Para começar a semana com 110% de produtividade e verdadeiramente liderar pelo exemplo (inclusive para si mesmo), confira estas práticas recomendadas para o seu fim de semana:

  1. DESCONEXÃO: Desligar é a estratégia de fim de semana mais importante. Se você não consegue encontrar uma maneira de se retirar eletronicamente do seu trabalho entre o final da sexta-feira e a manhã da segunda-feira, então você, na verdade, não parou de trabalhar. Estar disponível 24/7 expõe a um nível constante de estresse que impede a recarga completa. Se não for possível ficar totalmente offline, tente fixar horários específicos no sábado e domingo para verificar e-mails e responder apenas às ligações realmente urgentes.
  2. REFLEXÃO: A reflexão semanal é uma ferramenta poderosa para a melhoria contínua pessoal e profissional. Use o fim de semana para contemplar as forças maiores que estão moldando seu mercado, sua empresa ou sua carreira. Sem as distrações do dia a dia, você será capaz de ver as coisas sob uma nova ótica. Use esta visão diferente para ajustar sua abordagem para a próxima semana, melhorando a eficiência e eficácia do seu formato de trabalho.
  3. EXERCÍCIOS: Está sem tempo para se exercitar durante a semana? Você tem 48 horas a cada fim de semana para isso! Manter o corpo em movimento por pelo menos 10 minutos libera GABA (Ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor calmante que reduz o estresse. Além disso, estimula a glândula pituitária (hipófise) e ajuda a aumentar o hormônio do crescimento (somatropina) (GH), que na fase adulta é responsável por retardar alguns sintomas do envelhecimento. O exercício também é uma ótima maneira de ter insights e novas ideias. Isso acontece porque, durante o exercício físico, você está geralmente 100% no tempo presente (sem pensar nos erros do passado, nem nos problemas do futuro). Estar no momento presente, segundo Eckhart Tolle, é um dos pré-requisitos para a inovação. Pessoas inovadoras e de sucesso sabem que praticar exercícios (na academia, surfando, ao ar livre) muitas vezes gera faíscas de criatividade. Se a semana não permite, aproveite o fim de semana. O truque é encontrar uma atividade física que te dê prazer e torná-la parte importante da sua rotina.
  4. PAIXÃO: Você pode se surpreender com o que acontece quando usa o fim de semana para fazer algo que ama. Entregar-se às suas paixões é também uma ótima maneira de escapar do estresse e abrir a mente para novas maneiras de pensar. Atividades como música, leitura, escrita, pintura, ou mesmo jogar bola com seus filhos, podem ajudar a estimular diferentes modos de pensamento que podem gerar retornos enormes ao longo da semana seguinte.
  5. PASSAR MAIS TEMPO DE QUALIDADE COM A FAMÍLIA: Vamos esclarecer o que é “tempo de qualidade”: é estar 100% presente, sem celular, sem pensar no amanhã, nem no ontem. É estar naquele momento, dando total atenção para as pessoas que estão com você. Passar tempo de qualidade com sua família no fim de semana é essencial se você quiser recarregar e relaxar. Aproveitar para passear no parque, ir a um restaurante favorito, ao cinema, teatro, fazer uma viagem relaxante ou visitar seus pais são ótimos programas familiares.
  6. MICRO AVENTURAS: Experimente fazer algo inusitado, incomum para você. Por exemplo: caminhar ao ar livre em um novo local em vez de usar a esteira; se hospedar em um hotel diferente na sua cidade para ter o prazer de ser bem atendido (alguns oferecem descontos para finais de semana); alugar um carro que você sempre quis dirigir; conhecer um parque, um museu, um pôr do sol diferente ou até mesmo uma cidade nova próxima. Tente algo que você não tenha feito antes ou que não faz há muito tempo. Saber que você tem algo interessante planejado para o próximo sábado não só tornará o sábado mais divertido, mas também melhorará significativamente seu humor durante a semana.
  7. ACORDAR SEMPRE NO MESMO HORÁRIO: Eu sei, é tentador dormir mais no fim de semana para “recuperar o atraso” do sono. Apesar de isso ser prazeiroso no momento, pode desregular completamente seu ciclo circadiano. O corpo rotineiramente percorre uma elaborada série de fases do sono para que você possa acordar descansado e revigorado. A fase final envolve o aumento do hormônio cortisol e a redução da melatonina, para que você “desperte” naturalmente – é por isso que muitas vezes acordamos pouco antes do despertador. Quando você dorme a mais no fim de semana, acaba se sentindo molenga e cansado. Isso não é apenas prejudicial para seu dia de folga, como também te torna menos produtivo na segunda-feira, porque seu cérebro não está pronto para acordar no horário regular. Se você sente que precisa colocar o sono em dia, o ideal é ir para a cama mais cedo, em vez de acordar muito mais tarde.
  8. A MANHÃ É MINHA: Encontrar uma atividade que você tem prazer em fazer para ser a primeira coisa da manhã ajudará a sentir-se mais feliz e a clarear a mente, não só nos finais de semana, mas todos os dias. É uma ótima maneira de aperfeiçoar seu ciclo circadiano, incentivando-o a despertar na mesma hora diariamente. A mente geralmente alcança um desempenho de pico de três a quatro horas após despertar. Então, levante-se cedo para fazer alguma atividade física e, em seguida, envolva-se em algo mental enquanto sua mente está em seu auge de produtividade (geralmente por volta das 11h da manhã para quem acorda cedo).
  9. PLANEJAR A SEMANA SEGUINTE: O fim de semana é um ótimo período para dedicar alguns momentos ao planejamento da sua próxima semana. Apenas 30 minutos ou uma hora de planejamento podem gerar significativos ganhos de produtividade e redução do estresse. Também é bom aproveitar esse momento para planejar uma parte das suas próximas férias, já que promoções de passagens aéreas frequentemente ocorrem nos finais de semana. A semana parecerá muito mais leve se começar com um plano, porque tudo que você terá que fazer é focar na execução.

Conclusão: Assuma a Liderança da Sua Produtividade e Bem-Estar

Ao adotar essas práticas, você não apenas melhora sua própria produtividade e bem-estar, mas também se torna um exemplo inspirador para aqueles ao seu redor.

#saiDaMedia

Sair da versão mobile