Tem uma frase que circula, com uma mensagem poderosa:
“Deixe-os odiar. Só tenha certeza que pronunciam teu nome corretamente.”
Ela nos lembra que a percepção alheia nem sempre reflete nosso valor, mas como lidamos com ela é crucial.
A Arte de Lidar com a Opinião Alheia: Separando o Pessoal do Profissional
A vida se torna mais fácil quando acolhemos a opinião dos outros como um benchmark (ponto de referência) para o nosso trabalho, sem internalizá-la como um ataque pessoal. O grande truque é conseguir separar o que é uma avaliação do trabalho realizado daquilo que percebemos como uma crítica à nossa pessoa. Algumas pessoas sentem-se tão fundidas à sua obra ou profissão que qualquer crítica ao trabalho é sentida como uma ofensa pessoal. Eu já fui assim e, em certa época, chegava a evitar ouvir a opinião dos clientes para não ter que lidar com feedbacks negativos, mesmo que construtivos.
Eventualmente, consegui separar as coisas. Ao internalizar que meu trabalho sempre podia melhorar e usando as opiniões como balizadores para meus esforços de aperfeiçoamento, passei a viver de forma mais livre e leve.
A Armadilha da Comparação: Entendendo o “Palco vs. Bastidor”
Mas nem sempre foi fácil. Eu me comparava muito com pessoas da minha idade ou mais novas que aparentavam um sucesso que eu julgava “maior que o meu”. Este é outro erro comum. O Gabriel Goffi tem uma frase excelente sobre isso:
“Não compare o seu bastidor com o palco dos outros.”
Ele quer dizer que o “palco” é a fachada, construída para parecer perfeita, linda – é onde o show acontece, é o que nós, de fora, vemos em relação às outras empresas e pessoas.
Enquanto isso, o que vemos de nós mesmos são os nossos “bastidores”: tudo o que precisa ser melhorado, o que não funciona, o que falta, enfim, tudo aquilo que percebemos como uma distância para chegar perto do “palco” dos outros. Muitas vezes, desconhecemos a jornada, os desafios e os sacrifícios que “os outros” enfrentaram antes de chegar lá. É como um iceberg: vemos apenas a ponta, e não todo o esforço submerso – horas de leitura, cursos, treinamentos intensivos, investimentos em mentoria e coaching, além de dezenas, centenas de erros e lições aprendidas.
O Mapa Não é o Território: Como Nossas Crenças Filtram a Realidade
Por isso, não se compare e não permita ser injustamente comparado. Nós vemos o mundo através das nossas próprias lentes, que são formadas por nossas crenças, experiências, verdades pessoais e pelas pessoas que nos influenciam. Alfred Korzybski, criador da Semântica Geral e o homem que cunhou a frase “o mapa não é o território” (uma máxima fundamental da Programação Neurolinguística – PNL), afirmava que cerca de 97% do que vemos, ouvimos e falamos é filtrado pelo nosso sistema de crenças.
Como Usar o Feedback a Seu Favor (e Descartar o Resto)
Então, quando alguém falar de você, entenda que essa pessoa estará se baseando nas crenças, experiências e visões dela, o que não significa que seja a realidade absoluta – esta, somente você conhece em sua totalidade. Por este singelo motivo, por não ser uma verdade absoluta, absorva o que for realmente relevante para o seu crescimento pessoal e que fizer sentido para você, e descarte o resto sem culpa ou remorso.
Comparação: O Ladrão da Alegria – Aprenda em Vez de se Sentir Inferior
Da mesma forma, não se compare com os outros. Theodore Roosevelt disse que “a comparação é o ladrão da alegria.”Comparar você com outras pessoas só vai criar um sentimento ilusório de inferioridade ou superioridade. Em ambos os casos, o resultado não leva a nada construtivo no longo prazo; afinal, é apenas a sua opinião, e ela só serve para você como um ponto de partida para a autoanálise, não como uma sentença definitiva.
Agora, se você observa o comportamento de outra pessoa e percebe que ela possui uma habilidade que você admira e não tem, você pode aceitar esse fato (sem criar um sentimento de inferioridade) e passar a APRENDER COM ELA. Essa é uma forma muito mais produtiva e positiva de lidar com as diferenças.
Conclusão: Seja Feliz e Construa Seu Próprio Caminho
Seja feliz com sua jornada, focando no seu crescimento e aprendizado contínuos.
#saiDaMedia